Bolívia define rumo político: direita lidera o favoritismo nas urnas
- Giovana Cáceres

- 17 de ago.
- 1 min de leitura
Com a esquerda fragmentada, Rodrigo Paz e Jorge “Tuto” Quiroga avançam para o segundo turno em outubro. Rodrigo paz: "Chega de polarização aqui, somos a maioria e queremos construir uma nova Bolívia com muito trabalho transparente e queremos ser independentes"
Milhões de bolivianos foram às urnas neste domingo para escolher presidente, 130 deputados e 36 senadores. Os resultados preliminares, divulgados no final da noite (22h em Brasília), colocam o senador de centro-direita por Tarija, Rodrigo Paz, do Partido Democracia Cristão (PDC), na frente com 32% dos votos.
Em segundo lugar aparece o ex-presidente conservador Jorge “Tuto” Quiroga, da coligação Alianza Livre, com 27% da preferência do eleitorado.
O cenário foi impactado pelo racha da esquerda boliviana após a divisão do Movimento ao Socialismo (MAS) entre apoiadores de Evo Morales e do atual presidente Luis Arce, no poder desde 2006. O candidato ligado a Morales, Andrônico Rodrigues, conquistou apenas 8,2% dos votos. Os demais concorrentes não chegaram a 2%, evidenciando a fragmentação.
Com esse resultado, a disputa pela presidência seguirá para o segundo turno, marcado para o dia 19 de outubro, entre os dois candidatos da direita boliviana.
Apresentadores e apoiadores bolivianos comemoraram o possível início de uma nova era, exposta por todos como socialismo nunca mais.




Comentários