top of page

Após quatro dias de expedição, Vereadores iniciam participação no Fórum da Rota Bioceânica em Jujuy

  • Foto do escritor: Giovana Cáceres
    Giovana Cáceres
  • 9 de out.
  • 2 min de leitura
ree

Depois de quatro dias de estrada e muitas descobertas, os vereadores Epaminondas Neto, o Papy, presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, e Maicon Nogueira chegaram nesta quarta-feira (8) a San Salvador de Jujuy, na Argentina. Eles participam do 7º Fórum Internacional da Rota Bioceânica, que segue até sexta-feira (10), reunindo autoridades e lideranças dos países que integram o corredor logístico que vai ligar o Atlântico ao Pacífico.


A comitiva da Câmara saiu de Campo Grande no domingo (5) e percorreu todo o trajeto terrestre, passando por cidades do Brasil, Paraguai e Argentina. O objetivo da viagem foi vivenciar de perto as condições das estradas, conhecer as comunidades que vivem ao longo da rota e observar o potencial econômico e turístico da região.


O Fórum é um dos principais espaços de integração entre os governos locais dos quatro países que compõem a Rota Bioceânica. Estão presentes representantes de Mato Grosso do Sul, dos governos de Alto Paraguai, Boquerón e Presidente Hayes (Paraguai), de Salta e Jujuy (Argentina), além de Tarapacá e Antofagasta (Chile). Em San Salvador, os vereadores se juntaram à prefeita Adriane Lopes, ao vice-governador Barbosinha e a outros líderes sul-mato-grossenses para debater os impactos e as oportunidades que a rota trará ao Estado.


“Chegamos a San Salvador de Jujuy e já estamos credenciados no evento. É um momento histórico: vários países reunidos para discutir o futuro da rota, avaliar o que já foi feito e planejar os próximos passos. Estamos aqui para representar a população de Campo Grande, absorver conhecimento e buscar oportunidades que contribuam para o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou o presidente da Câmara, vereador Papy.


Já o vereador Maicon Nogueira destacou a experiência vivida durante o trajeto. “Estamos aos pés da Cordilheira dos Andes, em uma região que será transformada com o avanço da importação e exportação de produtos e com o turismo. Trocamos experiências com lideranças políticas e empresariais que certamente vão nos ajudar a construir legislações voltadas a esse novo cenário de integração”, comentou.


Durante a expedição, os parlamentares acompanharam de perto diferentes realidades que ilustram a importância da Rota Bioceânica: a BR-419 em Aquidauana, essencial para o escoamento da produção; o potencial turístico de Jardim e Bonito; as obras da ponte sobre o Rio Paraguai em Porto Murtinho; e a travessia pelo Chaco Paraguaio até chegar à região andina da Argentina.


A programação do Fórum inclui painéis técnicos e políticos com governadores, autoridades e representantes do setor produtivo, abordando temas como logística, desenvolvimento regional, comércio exterior, turismo e meio ambiente. Também estão previstas atividades empresariais, como a Mesa de Mulheres Empresárias e a Rodada de Negócios, que buscam estreitar laços e estimular investimentos entre os países participantes.


A presença dos vereadores reforça o protagonismo de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul na Rota Bioceânica. A capital é um ponto estratégico de conexão no Brasil dentro desse grande corredor que promete transformar a economia regional nos próximos anos. A viagem contou com o apoio do Setlog (Sindicato das Empresas de Transporte e Logística de Mato Grosso do Sul).

 
 
 

Comentários


bottom of page